O seminário dedicado à acessibilidade a serviços culturais sob novas tecnologias inclui o lançamento público do projecto “Literacia Digital Sem Fronteiras”. Constituem objectivos específicos: - aferir o emprego de estratégias inclusivas em serviços culturais,
- divulgar novas possibilidades de informação,
- fruição de serviços e objectos artísticos por pessoas com Necessidades Especiais, promover a disseminação de boas práticas em desenho universal
Entre os oradores estão Ana Maria Runkel (Biblioteca Municipal de Oeiras), Augusto Deodato Guerreiro (Bibliotecas Municipais de Lisboa), e Ana Rita Santos, Graciete Salvador e Sérgio Tavares (Biblioteca Municipal de Vila Nova de Paiva) O desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento coloca o duplo desafio das oportunidades que se criam e das agravadas ameaças de info-exclusão. A coesão digital é garantida quando a facilidade de acesso e uso das TIC contribui para a aproximação económica e social, envolvendo políticas específicas para pessoas com Necessidades Especiais, idosos e minorias.
Os públicos-alvo do Seminário são profissionais e estudantes de unidades de informação e documentação, engenharia de reabilitação, professores e educadores, dirigentes e técnicos de serviços sociais e culturais.
A inscrição é gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis, podendo ser efectuada presencialmente, por correio, ou e-mail para a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, de Vila Nova de Paiva. Consultar Programa completo e contactos.
Fonte do texto e imagem : C. M. Vila Nova de Paiva
Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas e Sociedade, Conferências Congressos e Afins |